“SANTIFICAI-VOS PARA A GUERRA” Joel 3.9,10

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O profeta Joel nos revela claramente que nos últimos dias, além, de sermos alcançados pela graça do derramamento do Espírito Santo, somos também convocados para uma “Guerra Santa”. A Biblia nos revela que quando sepultamos o velho homem e nascemos de novo em Cristo Jesus, somos chamados “homens de Guerra”. O Senhor dos exércitos através das gerações tem recrutado um grande numero de pessoas com uma proposta incomparável e por causa desta proposta somos provados.
Deus desejou em seu coração desenvolver em nós um treinamento especifico onde nós estaremos de ânimo pronto para enfrentar situações de dificuldades espirituais, familiares e sociais. Deus através dos tempos tem desenvolvido um condicionamento físico, psíquico e espiritual em nós e no decorrer desta mensagem você poderá ser submetido à autoridade de Deus com coragem, disciplina e entender que é chagada a hora de santificar-se para guerra. Reflita, examine-se a si mesmo para poder provar do que iremos discorrer. Creio que estamos em um campo de treinamento e a igreja do Senhor é um forte, o “Quartel General do Senhor dos Exércitos”, nos dias atuais a igreja tem sido o lugar de habitação de Deus, mas também tem sido um campo de treinamento e guerra, lugar de benção e prova. Olhe para sua igreja, pense nos irmãos em Cristo que você conhece lá e logo você vai começar a enumerar nomes de verdadeiros guerreiros, soldados que estão numa batalha espiritual e precisam de treinamento especifico, pessoas estão dentro e fora das igrejas precisando conhecer as estratégicas de guerra de nosso General.
Deus o Senhor dos Exércitos preparou Jesus Cristo para ser o “General” deste poderoso exército de valentes guerreiros, soldados de Cristo não podem confiar em si mesmo, pois, a nossa natureza humana foi contaminada pelo pecado lá no Édem. Após esta batalha lá no Édem nós nos tornamos portadores de uma inclinação para o mal, somos portadores de uma inclinação para a desobediência e se não tomarmos cuidado a qualquer instante a natureza adâmica toma conta de nós e acabamos perdendo a arma mais poderosa do soldado de Cristo. A Graça de Deus.
O Espírito Santo foi enxertado em nós e a efusão do Espírito Santo é uma das armas poderosas para atacarmos os inimigos de nossas almas. A Bíblia nos revela que em certa ocasião o Apóstolo Paulo exortou a Timóteo dizendo: “Quanto a ti, homem de Deus, guerreiro, santificai, fuja do mal, procure a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão”. Guerreiro combata o bom combate, o combate da fé - homem de Deus, guerreie, conquiste a vida eterna na qual fostes chamados. A palavra combate citada nesta passagem bíblica o Apóstolo Paulo induz a Timóteo pensar em guerra, lembrar de luta, de prova. Multidões de pessoas que vivem dentro e fora de suas instituições religiosas estão no vale da decisão, estão numa trincheira. Hum!!
Como você imagina um soldado na guerra e em uma trincheira?
Como você imagina uma tropa de elite prostrada dentro de uma trincheira? Homens e mulheres que durante muitos anos de carreira cristã estão sendo conduzidos a uma “guerra santa” e a cada dia, a cada momento, a cada instante estão sendo adestrados pelo Espírito Santo para andarem movidos pelo sobrenatural de Deus e muitos vão se despertando do sono espiritual e vão entendendo a mensagem da Cruz. Quantos que neste exato momento estão Ministrando palavras que impulsionam, quantos estão sendo recrutados para uma grande frente de batalha como guerreiros do Senhor dos Exércitos. Quantos estão recebendo a ordem que diz: “Santificai-vos para Guerra” - Muitos estão se submetendo ao chamado e entendendo "A irrupção sensível do Espírito de Deus na vida do eleito." Mas, se você ainda não entendeu que é chegada a hora da igreja do Senhor se submeter ao seu significado, prepare-se a batalha para você pode ser mais dolorosa, pois, muitos soldados desatentos durante uma guerra ficam mutilados, cegos, paralíticos, doentes e em fase de tratamento intensivo, correndo o risco de perder a vida.
A batalha está preparada, cada um de nós que estamos inseridos nesta guarnição enfileirada na presença do Senhor esperando o tempo de Deus será revistado pelo Espírito santo e certamente ouviremos o Espírito Santo falar em bom tom e em alta voz que precisamos, ainda que no deserto, clamar e aliarmo-nos a Deus para ver o inimigo de nossas almas derrotado. Escute!
Com nossas próprias forças e habilidades não iremos a lugar algum, não iremos derrotar os inimigos de nossas almas. Mas assim, diz o Senhor dos Exércitos: “Não por força e nem por poder, mas pelo meu Espírito que em vós habita serão vencedores”. Eu creio no Espírito Santo e numa visão teleológica do poder de Deus posso afirmar a você que o Espírito Santo anda passando em revista na guarnição do Senhor dos Exércitos e em suas mãos esta a arma da vitória. Eu estou sendo provado e você? Creio que há um enorme numero de pessoas, soldados de Cristo na casa do Senhor dos Exércitos que necessitam de tratamento especifico para descobrir que muito pior que a mutilação física é a esterilidade espiritual de nossa fé. Sabe-se que sem fé é impossível agradar a Deus. Escute!
O pecado, o mundo, os demônios, as paixões da carne, a ganância, a avareza, o orgulho, a mentira, a idolatria, a blasfêmia querem fazer o guerreiro de Deus gastar energia com coisas sem valor conotativo com Deus. Há um vale de decisões, há uma trincheira e muitos estão entrincheirados sem forças, desanimados, dominados pelo medo. Muitos estão sendo fustigados pelo inimigo de nossas almas e estão sendo desnudados por ele, desarmados, levados há pátios de cárceres, prisões. A batalha espiritual tem se tornado um deserto para uma multidão de pessoas, deserto de fé e de amor, esperança, contentamento. Conheço muitos que se diziam homens de guerra, profetas, ungidos, santos, soldados, obreiros, ministros que deserdaram e agora são chamados de desviados, ex-combatentes.
Quantos, neste momento estão numa trincheira acuados pelo inimigo, não aguentaram a prova, foram examinados e descobriram que são alvos fáceis de setas, de arqueiros, de lanças, pedradas, calúnias, invejas, injurias. Há uma multidão de pessoas que vivem dentro e fora das instituições religiosas. Ou seja, com um pé dentro e o outro fora da igreja e passam a ser alvo, pois são vítimas fáceis de ataques sucessivos do inimigo de nossas almas. Eu não servi ao exército brasileiro, mas, exaurindo os meandros mais complexos do assunto “Santificai-vos para a Guerra” descobri que o inimigo abre caminhos subterrâneos para atingir o alvo, descobri que o inimigo vem para matar, roubar e destruir e em uma guerra o inimigo mata homens, mulheres, crianças, jovens, velhos. O inimigo é muito agressivo e usa, muitas das vezes, espiões para facilitar a entrada e sitiar a cidade.
O alvo do inimigo são os escolhidos, os separados, os chamados, os adoradores, os eleitos, os mais armados, os mais sábios, os mais honestos, os mais amados, os mais fortes, os guardiões e é por este motivo que tanto eu como você somos provados. O inimigo de nossas almas investe pesado contra nós, o inimigo é cara de pau, ele investiu pesado contra o próprio Jesus que é o nosso General. Imagine você: Jesus estava cheio do Espírito Santo se preparando o seu condicionamento espiritual, o inimigo investiu contra Ele usando estratégias de guerra para tentar, atormentar e enganar o Mestre. Imagine, se o Mestre, o instrutor, foi tentado o que o inimigo não fará contra nós? Prepare-se! – A estratégia de guerra que o inimigo usou contra Jesus é a e mesma pela qual passam todos os guerreiros de Deus.
“Santificai-vos para Guerra”, se Deus e por nós quem será contra nós? Nada nos separará do amor de Cristo, mais são os que estão conosco do que os que estão com os inimigos de nossas almas. Enfileirai-vos, levantai vossas cabeças, ergam-se, os que confiam no Senhor dos Exércitos são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre, os que confiam no Senhor renovam suas forças, sentem a presença de Deus e sentem a manifestação do Espírito Santo no momento da revista. Os que confiam no Senhor como homens e guerra treinam e são treinados pelo espírito do Senhor, correm e não se cansam, não se fadigam, combatem o bom combate e recebem a coroa da justiça. Serão provados e aprovados para ocuparem seus lugares na igreja do arrebatamento.
Satanás tem espalhado o terror no mundo inteiro, a humanidade tem sobrevivido aos ataques satânicos, aos ataques diabólicos que produzem reações de vida das mais diversas, uns choram, outros gritam, outros se desesperam, uns sofrem, outros riem, uns são felizes, outros não, outros se entregam ao desânimo. Enfim, há um estratagema de guerra vindo diretamente do trono de Satanás para enfraquecer as nações, vivemos numa atmosfera pecaminosa, vivemos num ambiente repleto de reflexos malignos, o inimigo investe pesado sobre nossos sentidos, estamos cercados por um clima de insegurança. O ambiente está formado, nossa natureza reage, mas, o inimigo investe pesado cada dia mais. Quando uma pessoa se converte a Cristo, vem logo na sua mente aquele pensamento de que ele é um super-crente, inicia-se a carreira cristã pensando que a tentação, o pecado não vai mais nos atingir, é quando começamos a ler e crescer na graça e no conhecimento, quando vamos adquirindo mais experiências espirituais, percebemos que é aí que as coisas começam a se complicar, pois o inimigo é sutil, covarde, enganador – Ministrando esta palavra percebemos a fúria, tentações no campo biológico, psíquico, emocional, carnal, moral, físico, pois o inimigo de nossas almas tem a sutileza de nos atacar pelos sentidos e ele nos pega pela gula do comer, beber, pelos aromas, por toda forma de sentir. Há um grande numero de soldados de Cristo sendo atingido no campo de batalha espiritual e você sabia que uns são atingidos pelos olhos e ouvidos, outros pela boca, outros pela ansiedade, outros pela língua, outros pela inveja, outros pelo ciúme e assim sucessivamente. Saiba, Deus nos deu os olhos para termos visão, mas Deus também nos deu as pálpebras para fechar os olhos. Se não for possível para você fechar os olhos para o pecado, pelo menos desvie os olhos dele. O pecado entra pela visão e atinge em cheio a cadeia da fantasia, aflora os sentidos, a vontade, o prazer, os atos, a sensualidade, a arma diabólica tem entrado em nossos ouvidos, nos ouvidos dos homens e mulheres de guerra pelas músicas, pelas piadas, conversas, por sites de relacionamentos, pelas novelas, pelos vídeos, pelas revistas expostas nas bancas de jornal que geram pensamentos maus. O segredo para contra-atacar o inimigo de nossas almas é vencer a sensualidade e fugir da ocasião é o que acontece com as bactérias: Se há alimento é clima, elas se alastram se multiplicam rapidamente e acontece a infecção, a doença e consequentemente a morte. Jesus foi tentado no deserto e o inimigo não desiste: se ele não nos seduzir pela sexualidade, pelo dinheiro ou pela corrupção, ele vai tentar nos seduzir pela vaidade e luxuria, a sede de sucesso é um verme satânico que tem marchado contra nós nos últimos dias. Hoje todo mundo quer ser celebridade, ao tentar Jesus, Satanás tinha a intenção de fazer com que Jesus desse um espetáculo, aparecesse, fosse aplaudido, fizesse sucesso, aparecesse.
O bom soldado de Cristo não pode alimentar o ego, ao contrário precisamos destroná-lo ou dominamos essa tendência natural ou nossa natureza nos domina. Não sejamos ingênuos, não se podem dar regalias a nossa natureza adâmica, não podemos fazer concessões. A nossa natureza adâmica é muito traiçoeira e se você dá um dedinho, ela avança e toma a mão, o braço, o corpo inteiro e nos joga numa trincheira como soldados feridos e reprovados. A enfermaria de Deus está de plantão 24 horas. Deus é o “Boss”, o dono da situação e é aquele que lucra com a restauração da sua vida. Ele tem uma clínica especial para cuidar do seu corpo, sua alma e o seu espírito. Jesus é o médico dos médicos e Ele vai operar milagres, prodígios e maravilhas neste momento na sua vida, pois o Espírito Santo é a pessoa que te conduzirá a este clímax no momento de angústia e se seu coração está ferido, magoado, ele te orientará, capacitará, confortará e auxiliará, enquanto és hospedeiro de traumas, dores, infecções, bactérias, pecados e etc. Escute!
Gostaria de auxiliar você com esta mensagem e se você esta precisando se deslocar, caminhar, sair da trincheira, leia esta mensagem novamente. Amigo se você desertou do Exército de Deus, se saiu da posição e é ex-combatente, desviado e até mesmo nunca se desviou, mas está muito triste com a situação dos últimos acontecimentos e está ferido com a sequência de fatos e eventos administrativos da sua instituição religiosa que te abateu, feriu, frustrou, debilitou, angustiou, tome posse da sua bênção e sinta o Espírito Santo passando em revista neste momento e fazendo o impossível acontecer. Creio que as armas mais poderosas para contra-atacar o inimigo de nossas almas estão a nossa disposição no altar de Deus. Há um paiol a ser explodido, há um estratagema de guerra vindo da parte de Deus direcionado para ti. Creia que ao se alistar neste grande Exército de Deus você ouvirá o Espírito Santo dizer em bom tom e em alta voz: “DOS TEUS PECADOS NÃO ME LEMBRAREI MAIS”. Hei soldado, homens, anciãos, mulheres, jovens e crianças a trombeta vai tocar e o eco de Deus vai ecoar na sua vida, onde estás escute o Exército de Deus marchando para guerrear a seu favor. Amém

Márcio Ramalho.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi uma excelente reflexão do que pra muitos está totalmente encoberto, mas para os que estão ligados, amplamente patente!

Unknown disse...

A Paz como faço para Pregar em cima do livro de Joel 3 v 10. ? Fazendo uma Pregação impactante mas tbm ñ enfadando a Igreja. Por Gentileza entre em contato comigo!

Postar um comentário