"A confiança Cristã Produz Tranquilidade"

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

I João 3.19-24


A Bíblia nos revela que o Apóstolo João se destacou dentre os demais discípulos. A vida cristã de João era cheia de confiança em Deus, ele era um homem de temperamento forte, mas vivia tranquilo, movido pelo Espírito de Deus. João a cada instante de sua vida se tornava sensível aos ensinamentos de Jesus.
A confiança cristã no Ministério do Apóstolo João introduziu ensinos de vida cristã às igrejas da Ásia e nos deixou uma fonte de ensino inesgotável. A igreja moderna est assolada pela falta do verdadeiro amor. Isto é bíblico, a Bíblia diz: “Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. Mt 24.12
A igreja moderna está preocupada com tanto legalismo e nós não vivemos mais de baixo da lei, vivemos de baixo da graça e em obediência. Esta graça nos produz tranquilidade, confiança, equilíbrio, amor, paz, alegria, contentamento e faz o fogo arder no altar, faz com que o Espírito de Deus se manifeste. Operando milagres e maravilhas.
João exercia seu Ministério com tanta tranquilidade que num momento de total sensibilidade deixou para nós palavras de advertências de que não há lugar na família de Deus para inimizade entre os seus membros. “E nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento de Jesus Cristo”. I João3, 23. Existem muitos que se dizem cristãos e que estão mortos espiritualmente por causa da falta de amor.
A Bíblia diz “que quem não ama permanece na morte”, muitos de nós estamos vivendo diariamente na esfera da morte, muitos de nós somos vitimas fáceis do ódio, do rancor, da angústia, da tristeza, da inveja e da intranquilidade.
A Bíblia diz que Caim matou Abel, este é um grande exemplo bíblico para nós. Irmãos, a Bíblia diz que todo o que odeia a seu a irmão é homicida e vive intranquilo. Caim matou a seu irmão, membro de sua família, ele matou porque as suas obras eram más e as de seu irmão eram boas. Eu gostaria de dizer a você que o ato tresloucado de Caim foi a expressão natural de uma vida pecaminosa –As obras de Caim eram más, ele tinha em sua mente pensamentos maus, havia inveja em seu coração. Caim invejava os atos de seu irmão e a sua inveja se inflamou, produziu ódio, inimizade, violência, desprezo, preconceito, desamor e morte.
Quantos nos dias atuais vivem num cenário como o que Caim viveu? É chocante para nós ouvir isto, mas existem grupos de pessoas que se dizem cristãs que estão cheias de homicídios dentro de si e assim como eu, você conhece pessoas que vivem dentro e fora das instituições religiosas, cheias de ódio, de inveja, rancor, - Quantos dos nossos irmãos desprezam homens e mulheres só por causa da raça, do poder aquisitivo, por causa das roupas, dos carros, da aparência – O ódio é do mundo e não dos filhos de Deus, a inveja é um sentimento diabólico, o desprezo, o preconceito entre nós existe até por causa das denominações e isto nos traz consequências amargas e dolorosas e sabe porque? Por que existem Cains dentro e fora das instituições religiosas, precisamos rever nossos conceitos, existem pessoas que necessitam viver uma vida de plena confiança cristã e nos permitir viver tranqüilos. Escute!
Pense em alguém agora neste momento que precisava ler isto e, quando você estiver com este alguém, diga: não seja um homicida... É... Hum..., você quer ter tranquilidade em sua vida cristã? Seja amigo deste alguém, desta pessoa, deste seu irmão denominacional ou de outra instituição. Seja amigo do cara que esta sentado do seu lado na igreja, no Ministério, no trabalho, na escola, na faculdade, no seminário, na condução, seja amigo do seu vizinho, da sua sogra, de seus filhos. Ame-os, porque neste ato conheceremos que verdadeiramente somos da verdade, somos filhos de Deus. Se você já faz isto, verdadeiramente o Espírito de Deus está em ti. Deus nos conduz neste momento ao alvo de produção e ele produzirá algo em nossas vidas se verdadeiramente correspondermos às expectativas de Deus. E o que está correspondendo às expectativas de Deus neste momento? Escute!
A fonte do amor é Deus - o amor é um dom gratuito de Deus para com os homens- Esta dádiva permanece conosco dia-a-dia, como posse adquirida e se recebemos e exercitamos este dom iremos corresponder às expectativas de Deus, pois amar é um dos testes da salvação e se nós temos confiança cristã para dizer em alta voz e bom tom que somos filhos de Deus de imediato temos que ter a tranquilidade e a sensibilidade de absorver a idéia que somos semelhantes a Deus e se Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para morrer na cruz por nós – Nós iremos fazer o quê para Deus? Como iremos agradar a Deus? Com dízimos e ofertas? Com louvores? Não se sacrifique, creia que para agradar o coração de Deus é mais fácil do que você pensa. Escute!
Como iremos agradar o coração de Deus?
Guardando os seus mandamentos?
Conhecendo a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse?
Sendo doutor em teologia?
Sendo um grande pregador?
Crendo em Cristo Jesus?

Perfeito, se estas sugestões são práticas de vida cristã para você. Amém, mas eu quero te dizer que você esta caminhando na direção certa. Porém, aquele que não ama o seu próximo como a si mesmo, não conhece a Deus e não sabe nem onde Deus está, sabe por quê? Porque Deus é amor e se Deus nos amou, nós devemos amá-lo e amar uns aos outros. Eu não posso amar a Deus e não amar ao próximo, eu não posso amar a Deus e não amar o negro, o pobre, o católico, o espírita, o ateu, o cético, o fatalista, o fundamentalista, o pentecostal, o neo-pentecostal, o tradicional genuíno, o mendigo, o patrão, o funcionário. Como irei amar a Cristo? Como irei falar de Cristo? Como irei crer em Cristo e viver aborrecendo o meu irmão em Cristo. Escute! Não existe conotação bíblica, teológica, familiar para este tipo de comportamento. Se eu não sou capaz de suportar você em amor como irei amar a Deus? Somos filhos de Deus, somos rejeitados pelo mundo e o mundo nos odeia, lá fora não temos amigos, dentro das instituições religiosas e entre elas, como filhos de Deus, temos necessidades de crescer, desenvolver-se na presença de deus, temos a necessidade de amadurecer e amar uns aos outros. O meu, o teu, o nosso alvo de crescimento é a maturidade cristã à semelhança do próprio Cristo. Cada pessoa que esta inserida neste universo e sente a necessidade de algo especial na sua vida e tem a esperança em seu coração de viver dias melhores e de conhecer a Deus e seu filho, o Cristo, precisa entender que em razão a promessa do segundo aparecimento de Cristo aqui na terra é necessário purificar-se, pois assim como Ele é puro, nós temos que nos examinar e este processo de maturidade cristã é de purificação e é uma experiência pessoal e cotidiana na vida do eleito, do escolhido, do chamado, do separado, do congregado e etc.
Se você está vivendo habitualmente no pecado, creia que aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente. A Bíblia diz: "o pecado é iniquidade e por muito se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria”. Pecado é rebeldia é anarquia, ilegalidade, violação da lei. O pecado é a expressão da teimosia determinada do pecador de viver de acordo com as leis de sua própria escolha, menosprezando as leis da ordem moral universal. As leis de Deus.
Sabe por que você não ama seu pastor?
Sabe por que você não ama a sua igreja?
Sabe por que você não ama o professor da EBD?
Sabe por que você não ama os oficias da sua instituição religiosa?
Sabe por que você não ama os hinos da harpa cristã?
Sabe por que você não ama os cultos de doutrina e ensinamento?
Sabe por que você não ama a correção?
Porque você não quer!
Deus te deu o livre arbítrio e você escolheu não gostar destas coisas, escolheu não gostar de ciclano e beltrano e assim sucessivamente você peca, erra e vai morrendo. Porque o salário do pecado é a morte.
Quero chamar sua atenção neste momento para fazer uma reflexão consciente da maneira pela qual você está se posicionando em sua instituição religiosa e está se posicionando diante de Deus. Olha, quando digo reflexão consciente quero falar de consciência, pois, a consciência é uma faculdade comum entre todos os homens e mulheres e é através da consciência que todos nós podemos discernir entre o bem e o mal, entre o útil e o prejudicial. A consciência capacita a mim e a você neste instante a escolher e rejeitar o que está sendo oferecido direta e indiretamente neste texto. Uma consciência pura é o eco da lei de Deus em nosso coração e para finalizar quero te dizer que certa ocasião, quando Jesus encontrava-se no templo, ensinando o povo a viver bem com Deus e com a própria consciência, os Escribas e Fariseus levaram uma mulher pecadora até Jesus com a intenção de embaraçarem o Mestre. Os Escribas e Fariseus foram chegando e dizendo a Jesus que a lei de Moisés era bem clara acerca do pecado que uma mulher vivia naquela época. Os Escribas e Fariseus propuseram o apedrejamento previsto em lei e foi aí que Jesus levantou e disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire a pedra”. Hum, quando os Fariseus e os Escribas ouviram isto foram acusados pela própria consciência e retiraram-se um por um daquele lugar. João8. 7,8,9.
Aí está uma atmosfera de uma reflexão consciente, o que as palavras não conseguiram realizar, a consciência o fez. Ela dispersou a multidão, acusou a todos, grandes e pequenos e os colocou em fuga. Eu não sei se você está preste a ser apedrejado por alguém ou se você é alvo de perseguição social, política, econômica, religiosa, profissional, psíquica, emocional. Eu não conheço seu pecado e nem você conhece o meu, eu não sei se sua consciência está cauterizada, insensível, corrompida, enferma, doentia ou boa demais para entender o meu propósito. Eu tenho a plena convicção que quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servides ao Deus vivo de Israel. Ouça a Música do Blog. Amém



Márcio Ramalho

0 comentários:

Postar um comentário