" A MURALHA" Josué 6.16

sábado, 21 de agosto de 2010

A Bíblia nos revela que após sete dias de cerco, os Israelitas contemplaram a ruína da espessa muralha de Jericó e conquistaram a cidade da campina. Por não estarem apáticos aos propósitos de Deus o povo Israelita venceu sem maiores dificuldades esta batalha e aos poucos foram se deleitando nos magníficos designo de Deus.
Exaurindo os meandros mais complexos do texto certifico-me que realmente não há aridez na Bíblia Sagrada. A existência de Deus é lógica de A a Z nas escrituras, o Senhor das promessas, das conquistas, das recompensas, dos milagres, dos prodígios. O Senhor que investiu todos os recursos divinos na criação do universo e da humanidade. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança - Este Deus fez o homem capacitado para desfrutar de total comunhão com Ele. E com Ele está toda glória, todo poder, toda autoridade, toda promessa e toda recompensa deste Deus está a nossa disposição desde a antiguidade. Pois, foram injetados planos de Justiça e salvação para este povo escolhido e chego a considerar que esta implosão das muralhas de Jericó já estava estabelecida no coração de Deus. Deus nunca planejou que ficássemos presos a um deserto vazio, Deus nunca planejou que ficássemos impedidos de seguir para o alvo que é Jesus por causa de um murinho. “A MURALHA”.
O salmista diz: “Deus é o nosso alto refúgio e fortaleza socorro bem presente nas tribulações”. Ele é onisciente, onipotente e onipresente-Ele estava lá com Josué e ainda se faz presente nos dias de hoje fazendo com que muralhas, como a de Jericó, continuem caindo para favorecer os que confiam no Senhor. No sentido figurativo, histórico e espiritual podemos comparar que algumas dificuldades dos dias atuais são equivalentes as muralhas de Jericó. Mas os que confiam no Senhor não se abalam, mas permanecem para sempre confiando, orando, louvando, adorando - Os que confiam no Senhor renovam suas forças, sentem a presença de Deus se manifestando e como águias correm não se cansam, não se prostram diante das dificuldades, dos murinhos, das muralhas, os que confiam no Senhor diz a Bíblia: “Caminharão e não se cansarão não se fadigarão”. E pelos olhos da fé verão as muralhas caindo por terra. Ou seja, murinhos.

Jericó foi à primeira cidade importante tomada por Josué na campanha de conquistas no que diz respeito à terra prometida. Quantas campanhas nós estamos fazendo para atingir nossos objetivos? As campanhas de conquista de Josué eram verdadeiras batalhas, existia uma promessa da parte de Deus para o povo de Israel. “A terra prometida”. Deus queria alargar os limites daquele povo-Deus conhecia as necessidades daquele povo escolhido e no coração de Deus nasceu um sentimento de proteção totalmente direcionado para aqueles que verdadeiramente o temem. Deus enviou anjos para proteger o povo- Deus falou com o povo de maneira audível- Deus cumpriu todas as promessas que fizera dando livramentos-Deus abriu o mar vermelho para o povo passar e afogou todos os inimigos daquele povo- Deus fez sair água potável de uma rocha para saciar a sede daquele povo- Deus providenciou alimento do céu para matar a fome daquele povo-Deus providenciou uma nuvem para cobrir o povo durante o dia ensolarado daquele lugar, porque aquele povo clamava no deserto. Na época de Moisés, Deus aquecia à noite fria, com fogo e diz a Bíblia: que o fogo não se consumia. Reis e reinos foram derrubados para favorecer aquele povo que Deus escolheu para que Ele pudesse ser Deus. Deus escolheu aquele povo para que eles pudessem entrar na terra prometida-Deus queria dar aquele povo a oportunidade de possuírem lares que não haviam construídos, vinhas que não haviam plantado, indústrias que não haviam desenvolvido, Deus deu para aquele povo de Israel colméias cheias de mel e pastos cheios de rebanhos produtores de leite e de carne. Ou seja, todo tipo de riqueza natural e sobrenatural estava à disposição daquele povo, tudo era deles, através da poderosa mão de Deus. Escute!
Deus nos adotou, a lei de Deus é a nossa tutela antecipada e nos permiti um desenvolvimento espiritual instrutivo e instintivo para que possamos desenvolver em nós mentes saradas e entender os mandamentos, a graça, o Cristo, a Igreja, o Arrebatamento e o triunfo final. Escute!- Fomos chamados de filhos de Deus e se Deus é o nosso pai e a sua lei é a nossa instrução e a história de Cristo é regra de fé para os evangélicos. Então, somos todos chamados co-herdeiros de uma grande herança, uma riqueza incontestável, um poder inexorável, uma autoridade sem fim. A Bíblia Sagrada tem liames com o Direito e suas legislações, mas não quero misturar as coisas e gostaria de ministrar uma palavra que faça você tomar posse da sua herança diante de Deus, dos homens e da igreja. Somos filhos adotivos do grande Deus de Israel e Cristo Jesus é a nossa esperança, Ele é o nosso descanso, força, luz, salvação e cremos que sua fidelidade dura para sempre, é incomparável. Pois Ele é o Alfa e o Ômega, o Leão da tribo de Judá e não existe muralha, murinhos e dificuldades que suportarão o seu poder. Pense, estamos enfrentando dias difíceis, pessoas estão passando momentos terríveis, devido às preocupações econômicas, familiares, sociais, políticas, cientificas e devido à angústia, o medo e a dúvida o Inimigo de nossas almas tem espalhado o terror no mundo inteiro. A humanidade tem sobrevivido aos ataques satânicos, diabólicos que produzem reações de vida das mais adversas. Uns choram, outros riem, uns sofrem, uns são felizes e outros não, uns são corajosos e outros se entregam ao desânimo, a depressão, falsas doutrinas, falsos ensinamentos, dogmas, liturgias, fantasias, prazeres, vícios, idolatria, feitiçaria e etc.
Quantos já perderam a razão do existir, quantas muralhas têm se levantado neste caminho sinuoso da estrada da vida, da campanha de conquista que você projetou para sua vida só se enxerga o sonho. Escute! - O caminho de Jericó era um caminho cheio de curvas perigosas, curvas fechadas, sem visibilidade, estreitos rochosos que dificultaram a passagem daquele povo. O caminho para Jericó era descendente, estrada perigosa, havia salteadores que muitas das vezes roubavam os viajantes, muitos que por ali passaram foram assaltados, atacados, feridos. O próprio Jesus Cristo na parábola do bom Samaritano fala de um homem que necessitava de socorro, quantos estão vivendo assim, precisando de um help, um auxilio, uma ajuda, um socorro, quantos estão passando por caminhos como este, estreito, com mudança de temperatura, quantos vivem ao lado de pessoas que possuem personalidades diferentes, costumes diferentes, sonhos diferentes, projetos diferentes, necessidades diferentes, dores diferentes, problemas diferentes. Imagine o que estava atrás daquela muralha, uma multidão de pessoas, crianças, mulheres, idosos, soldados, jovens, ruas, um governo, mercados, comerciantes, mercadorias, iguarias, dois lados opostos, uma história, um Deus, um povo, uma cidade,um caminho, uma guerra, uma muralha, uma dificuldade, o medo, a dor, a perda, a vitória.
Jericó era uma cidade chamada de cidade das Palmeiras. Ficava situada num vale a 250 metros abaixo do nível do mar, em meio a um oásis tropical, Jericó era o alvo da primeira campanha de conquista de Josué. Sabe, havia guerrilheiros prestigiados na cidade de Jericó, eram homens de lança e de espada que confiavam na destreza de seus braços. Em fim, Jericó era uma cidade fortificada, cercada de muros intransponíveis que não resistiram o poder de Deus. O posicionamento adequado de Josué fez com que seu ouvido ficasse afinado e ele orou, ajuntou homens e mulheres de Deus, uniu o povo, ajuntou o povo e provavelmente ensinou o povo a escutar a voz de Deus. A ordem dada por Deus a Josué era para que o povo segui-se para o alvo rodeando o alvo sem atacar. Tenho a plena convicção que aquele povo marchou todos os dias pensando em Jericó e dizendo assim: Jericó, Jericó, você conhecerá o nosso Deus. Com certeza o povo marchava dizendo em alta voz que os muros iriam cair por terra, eles tinham a plena convicção que o inimigo iria ser humilhado diante de Deus e de seu grande poder. Mas marchavam na expectativa de um momento certo, a hora da virada, o momento ideal, enquanto Deus pensava em uma maneira de trazer a verdadeira alegria para aquele povo cheio de fé e obediente. O posicionamento do povo e a obediência do povo permitiram que Deus mais uma vez mostrasse que Ele é um Deus de pactos de honra, de méritos e Ele interferiu e em uma ação divina fez os muros de Jericó caírem. Aludindo a questão e fazendo você entender melhor os pactos de Deus, vou levar você até o Profeta Daniel que ouviu de Deus a seguinte afirmação; “Tenho para ti Daniel, meu servo, descanso e recompensa”. Neste momento Deus está alargando os limites da tua fé e da tua imaginação - Deus é o nosso cavalheiro e cavalga para vencer - Todos os teus inimigos, suas dificuldades, seus problemas, irão cair por terra, cairão diante de ti todos os muros, as muralhas, as ilusões, as angústias, as fadigas. Deus pode quebrar cadeados, arrebentar algemas, amarras, remover enfermidades, remover montanhas, derrubar muralhas, murinhos, pelejar suas guerras, expulsar seus demônios, desafiar as potestades do inferno, falar contigo, comigo, com a igreja, com o ministério, com seus filhos, sua esposa, seu esposo, seu sogro, sua sogra, seu irmão, sua irmã- Deus pode neste momento derramar uma avalanche de benção sobre a sua vida, levante, cante, adore ao Senhor , Ele é digno de receber todo louvor e toda glória. Exalte, cante, adore, aplauda saia da cova dos leões, liberte-se do medo, dos traumas, saia do deserto, das suas prisões - Deus alarga os limites da sua fé e pode fazer você enxergar grandes coisas que estão ao seu redor. Escute!
Deus quer renovar sua vida.
Deus quer renovar suas forças.
Deus quer alegrar-se com você.
Deus que restaurar seu casamento.
Deus quer te curar.
Deus quer fazer o impossível acontecer.
Deus quer fazer calmaria em meio o temporal.
Deus é soberano e não há outro igual.
Sorria!
Jesus te ama!
Porém, vai até o fim da caminhada, ao fim desta primeira campanha de conquista que você inicia agora, porque assim diz o Senhor: “Servo meu te darei descanso e recompensa. Derrubarei as muralhas, pois Eu o Senhor, sou teu Deus e pelejo suas guerras”. Luto sua luta e caminho contigo. Sabe muitas coisas boas aconteceram depois que as muralhas de Jericó caíram por terra. Raabe e sua família foram abençoadas, Elias e Eliseu edificaram uma casa de Profetas em Jericó. A cidade foi repovoada por Neemias no tempo da volta do cativeiro. Herodes o grande no tempo de Jesus embelezou a Jericó com um lindo jardim de inverno. Elizeu realizou um grande milagre em Jericó tornando as águas ruins em águas saudáveis. Jericó foi visitado pelo menos uma vez por Jesus Cristo e ali Jesus curou, realizou milagres, curou cego, hospedou-se na casa de Zaqueu. Finalizo esta mensagem deixando para sua meditação o que está escrito em Isaías capitulo 12 versículos de um a seis. Amém.


Márcio Ramalho.

1 comentários:

Postar um comentário