“Conflitos” Ef. 6.1: 3

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vivemos num mundo em crise. Onde multidões de pessoas estão passando por verdadeiros conflitos familiares. Este chamado processo trans-cultural introduziu uma fraqueza nos laços familiares e muitos vivem cada qual a sua vida, independentes, autoritários, rebeldes. Vejo uma multidão de pessoas dizendo que não precisam um do outro, pessoas auto-suficientes e frias.

Multidões de pessoas em nossas sociedades e instituições viverem dia-a-dia uma dramática mudança de valores. Pessoas perderam a noção do certo e do errado, famílias inteiras estão vivendo um circulo vicioso de erros e acertos que em alta velocidade descamba para a decadência. A igreja tem se esforçado o máximo para evitar esta decadência. Porém, é muito difícil evitar os “Conflitos” familiares, sociais, econômicos, financeiros, sentimentais, psíquico, político, religioso e outros. A Bíblia nos revela que a família é uma criação divina e através das gerações estamos passando dias difíceis, períodos dramáticos onde os conflitos entre pais e filhos aumentam em uma proporção espantosa. E porque a família, sendo uma criação divina, está em decadência? A luz da Bíblia, vamos analisar as circunstâncias desta problemática e chegaremos a uma conclusão que nos revela que as famílias de uma maneira geral estão perdendo o equilíbrio, aceitando as novas condições sociais, as novas regras, os novos valores, as novas tendências, as novas tecnologias e com isto, surgem pais autoritários, ingênuos, despercebidos, fúteis, que não instruem, não admoestam, não ensinam, não dão conselhos, não são amigos, parceiros dos filhos. De uma maneira geral a sociedade não conhece muito os padrões bíblicos para um lar, não conhecem seus deveres e suas obrigações e impulsionam seus filhos a serem desobedientes, rebeldes, impulsivos e desorientados em relação à vida. Multidões de jovens que vivem dentro e fora das igrejas estão sendo marginalizados pelos seus próprios pais e não importa a classe social e o poder econômico. Estamos enfrentando problemas e o mais importante para nós nos dias atuais é saber quais são os inimigos da família. Você sabe quais são? Escute!

A vida agitada de nossas grandes cidades está levando a família para um caminho perigoso e cheio de “Conflitos”. Até a Rede Globo, fez uma reportagem, com o repórter Zeca Camargo, falando sobre o caos das MEGACIDADES. O ritímo acelerado, tenso de trabalho continuo, tem provocado um desastre no eco-sistema e também um desmantelamento dos relacionamentos entre pais e filhos. Tema abordado também pelo programa intitulado show da vida. O Fantástico.

Percebe-se que o tempo hoje destinado para ir às igrejas e adorar a Deus se resume ao sábado e ao domingo. Isto é, quando a família é cristã. Quando a família não tem opção religiosa e institucional e não tem o pleno conhecimento de quem é Deus, os “Conflitos” são ainda maiores e dramáticos. Isto porque, ao invés dos adolescentes, estudarem a revista da EBD, após as suas atividades seculares, eles se envolvem com a tecnologia das informações e passam a viver completamente a ermo. Náufragos das tecnologias!

E o que isto tem haver contigo e comigo? E as instituições religiosas o que fazem para solucionar este problema? E os trabalhos filantrópicos o que produzem para evitar este naufrágio? E as leis o que nos instruem sobre este “Conflito”?

Infelizmente não podemos responder a todas as perguntas, mas podemos tecer comentários a luz da bíblia sobre estes acontecimentos sociais. O que eu quero dizer é que os jovens estão cada vez mais se hibernando nos vícios dos vídeos-game da internet, da televisão, das revistas pornográficas e isto tudo gera violência, gera mentira, gera isolamento, depressão e a depressão levam o individuo as drogas e também ao alcoolismo, as paixões desenfreadas, desajustadas, aludidas e cheias de duvidas. Quando isto tudo acontece às fronteiras do lar são invadidas por verdadeiras crises, onde os pais brigam o tempo todo com seus filhos e por sua vez os filhos também se tornam brigões dentro e fora de suas casas e sem perceberem os pais e os filhos perdem a amabilidade e tornam-se rebeldes um para com os outros. Uma família que passa por este tipo de problema está em decadência, sofre se abala, porque os projetos, os sonhos aos poucos se desmoronam, a crise familiar destrói a amabilidade, o equilíbrio, os sentimentos entre pais e filhos. Caso você não queira enxergar o problema da sua família. Verifique o que estou falando nas telenovelas. Veja também o que diz a Bíblia: “Honrar papai e mamãe é um mandamento bíblico, não é um mandamento da igreja ou de instituições filantrópicas, não é um mandamento do pastor. É um mandamento de Deus”. Não irar vossos filhos é também um mandamento bíblico e não uma proposta religiosa. A Bíblia nos revela nos dez mandamentos que não devemos matar, não devemos adulterar, não devemos ter outros deuses diante do Senhor. Os seis últimos mandamentos falam a respeito do modo de viver do homem com seus semelhantes, as ordenanças que nos foram deixadas nos dez mandamentos são importantíssimas para nós. Pois, se não obedecermos estas ordenanças não estaremos prontos para viver uma vida saudável em uma sociedade decadente. Pais e filhos, famílias que não cumprirem as ordenanças bíblicas certamente causarão problemas para a igreja, para as instituições filantrópicas, para as leis, para os pastores, os gurus, os padres e para a sociedade em geral, porque estarão seduzidos a viverem uma vida que frequentemente irão matar roubar, adulterar e adorar falsos deuses. Isto, sem falar no caminho das drogas.

È necessário pararmos para fazer uma reflexão sobre nossas famílias, sobre nossas atitudes, nossa maneira de educar, pensar, agir, falar. Multidões de pessoas estão vivendo em crise, sem paz, sem amor e sem esperança. Multidões de pessoas estão vivendo as procuras de dias melhores, estão vivendo a procura de boas informações, multidões de pessoas estão buscando algo melhor para a vida de seus filhos e uma boa educação. E eu gostaria de aproveitar o ensejo para dizer às famílias que visitam meu blog que o interesse, o sucesso do relacionamento familiar e social começa com a educação dos nossos filhos dentro e fora de casa. Educar filhos não é uma função do Estado, educar filhos não é uma função do pastor, do padre, do guru, da mãe de santo, não é uma função da igreja ou da policia e a justiça, não é função do Eca.

Educar filhos é uma função dos pais, é uma função da família, os pais necessitam atingir padrões divinos para que a família tenha condições de desenvolver uma posição que não permita que os “Conflitos” surjam abalando casamentos consolidados pelo espírito de Deus. Creia, um bom relacionamento entre pais e filhos será um passaporte para uma vida longa e boa sobre a terra. É bíblico, é necessário, desenvolva um comportamento de modo a não permitir que as sua família sofra, os pais e os filhos devem se respeitar e amar uns aos outros. Pais e filhos estão se relacionando sem afeto, sem amor, sem paz, sem respeito, sem honra - As mágoas estão impedindo que multidões de pessoas possam declarar o amor pelos pais e pelos filhos. Talvez você sinta o desejo de beijar e abraçar seus pais, seus filhos, sua esposa, seu esposo, sua irmã, seu irmão, mas um bloqueio entrou em sua mente, em sua vida e endureceu o seu coração e é preciso corrigir este erro. Lembre-se que a família é uma criação divina, lembre-se que a família é obra das mãos de Deus e Deus sendo o autor dos laços familiares nos exorta a administrarmos os nossos dias, os nossos “Conflitos”. Caramba, eu sei que é difícil assumir que somos culpados. Multidões de pessoas acreditam que os “Conflitos” familiares é fruto de um comportamento hereditário e buscam um culpado, buscam desculpar-se dos próprios erros e eu quero perguntar a você neste momento que será que você esta se acovardando? Será que é tão difícil para você assumir a responsabilidade dos erros da sua família? Eu assumi os da minha família e estou resolvendo todos os problemas e estou abraçando e beijando meus filhos que são três lindas crianças. Assumir a responsabilidade dos “Conflitos”, das crises, das brigas, é uma honra. Faça uma reflexão sobre isto, pense quem és por dentro, quem és por dentro dos portões da sua casa? O que precisa a sua família? Se é que precisa? Será você um pai atencioso? Encorajador? Amável? Amigo? Será você uma mãe dedicada? Omissa? Atenciosa? Compreensiva? Será você um filho obediente? Sem ira? Sem angústia no coração? Sem dor? Sem traumas? Quem somos nós? Diante do senhor quem somos nós? Diante desta sociedade corrompida, decadente, somos ignorantes, incompreensíveis, somos apáticos aos “Conflitos”?

A Bíblia nos revela que nós somos chamados geração eleita, nós somos herdeiros de um Reino que não se abala não se restringe, não se atinge com crise e conflitos familiares. Se você pudesse contemplar o céu neste momento com suas glórias e sua beleza, seus anjos, sua melodia, seriam fáceis tomar uma decisão ao lado do Cristo e reconhecer o seu erro e numa reflexão rápida e ligeira iria dizer que tanto eu como você, a nossa casa servirá ao Senhor sem “Conflitos”. Amém.

Márcio Ramalho.

0 comentários:

Postar um comentário