“A cura” - I Co 3.10 – João 2 .13 a 22

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Deus sempre nos fala através da sua palavra, e é por esta palavra e pela sequência de fatos e eventos da Bíblia que cremos no que Deus inspirou os homens a escrever. Existem pessoas que preferem crer em dogmas, teorias fundamentalistas, mas eu creio que existem critérios neste mundo que nos conduzem ao partidarismo a respeito do Cristianismo. A Bíblia sagrada nos revela que o Apóstolo Paulo, com muita autoridade no combate as facções e contendas no meio da igreja de Corinto, me inspira a escrever sobre o que o próprio Jesus Cristo fez ao contemplar um cenário depreciativo no templo de Jerusalém. Desde antiguidade a Igreja tem sofrido momentos transculturais e sempre Deus levanta homens com capacidade sobrenaturais para orientar o povo e a exortar o homem corrompido pelos prazeres carnais. Como uma pessoa com deficiência visual não pode guiar outra pessoa com a mesma deficiência, a Bíblia Sagrada nos ensina a seguir a Cristo e não a dogmas formados por formadores de opiniões e políticos de vários seguimentos. Vejamos: os homens que estavam no templo de Jerusalém trabalhando, conversando, vendendo, extorquindo, bebendo, alimentando-se e discutindo idéias, política e religião no “Templo de Deus” foram abordados por Jesus Cristo da mesma forma que Paulo abordou os irmãos da Igreja de Corinto. Paulo exortava aos homens da cidade de Corinto de que se alguém destrói e profana o “Templo de Deus”, Deus, o todo poderoso de Israel, o destruirá (I Co 3.17) e Jesus exortava os homens no templo de Jerusalém dizendo: “Não façais da casa de meu Pai, casa de venda” (João 2.16). Escute!
Tenho a idéia teológica que o homem cristão é o “Santuário de Deus” e por isso temos que nos aprumar, restaurar, curar feridas internas, renovar pactos, mudar comportamentos porque a Bíblia Sagrada nos revela que Deus nos fala da seguinte forma: “Não sabeis vós que sois o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3.16). Então, como vamos nos colocar em julgo desigual e falsificar o verdadeiro fundamento que é a unidade cristã. É imprescindível discutir a idéia que não existe harmonia entre Cristo e O Maligno. Que união existe entre o cristão e o incrédulo, entre a luz e as trevas? Que ligação existe entre o Santuário de Deus e os ídolos?
Deus nos prometeu que habitaria e andaria entre nós. Ele disse: “serei o seu Deus e vocês serão o meu povo”. (II Co 6.16). Deus esta falando contigo e comigo, com todos aqueles que crêem nas suas promessas. Ele está dizendo em bom tom e em alta voz: “Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas”. Santificai-vos, deixai de lado as facções, as contendas, os políticos, a política, a inveja, o desamor, os interesses pessoais, as coisas impuras, a idolatria, os prazeres da carne, o ego, o superego. Você pode estar neste momento dizendo que sou maluco, você pode estar se remoendo por dentro, dizendo este cara é mais um daqueles que querem nos enganar com uma teologia chamada a teologia da libertação. Talvez você esteja dizendo que você crer na história da Bíblia do seu jeito e que você é o que é porque você pode ser o que quiser ser. Talvez você não queira ser um cristão, talvez seja católico, ateu, espírita e de outros segmentos que professam a religião. Pois, bem, pense no que o Apóstolo Paulo disse: “Cada um veja como edifica o seu templo”. (I Co 3.10). Não existe autoridade eclesiástica que pode revelar coisas com tanta autoridade como a própria Bíblia sagrada, não existe um cânon religioso ou institucional que nos oriente de uma forma tão clara como a Bíblia Sagrada. Cada cristão será julgado pelas obras que realizou como cristão ou ser humano. Existe um juízo final onde a obra de cada um de nós será provada pelo fogo (I Co 3.13). Nada se ocultará, será que por trás de nosso serviço e dedicação à obra de Deus não se oculta o ardente desejo de sermos vistos como pessoas superiores e dignas de aplausos? Será que somos feno? Será que somos palha? Será que somos Carne? Existem coisas que não resistem ao fogo, então o que somos? “Templo de Deus”? Pense!
Se existe a possibilidade de sermos “Templos de Deus”. Isto é motivo de glorificar, agradecer, exaltar ao Deus vivo de Israel com muito louvor e palmas, com danças, com vozes de júbilo. Escute!
O “Templo de Deus” deve ser santo como a Bíblia sagrada nos revela em (I Pedro 1.16). Não podemos maltratar o “Templo de Deus”, não podemos envergonhar o nosso salvador. O Cristo.
Existem multidões de pessoas cometendo deslizes diante do todo poderoso (Rm 6.1ao3). Existem multidões de pessoas cometendo pecados dos mais diversos, dentro e fora das igrejas. Existe um calor, um fogo estranho oprimindo e esbanjando sensualidade dentro e fora de nossas instituições. A igreja. Então, é chegada a hora de reacendermos a chama pentecostal no meio de nós. É chegada a hora de queimarmos as impurezas que existe dentro de nós, há uma palavra imperativa da parte de Deus para nós. É preciso saber ouvir, pois, muitos estão clamando no deserto e outros recebem esta palavra como música suave em seus ouvidos, outros sentem a verdadeira harmonia dos altos céus descendo sobre suas vidas, sobre o santuário, sobre o “Templo de Deus” e ao invés de sensualidade e impureza recebem santidade, poder, autoridade, unção, revelações, visões que trazem paz ao invés de incredulidade e sacrifício. E quando isto acontece, contempla-se o óleo de alegria ao invés de tristeza, poder ao invés de incredulidade. Contemple isto, pois existem vestes de louvores ao invés de espíritos angustiados, você faz parte da árvore genealógica de Cristo e por este motivo nós somos chamados árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele o Cristo verdadeiramente seja reconhecido como fundamento inabalável da igreja. Purifique-se de toda imundice da carne e do espírito, aperfeiçoe-se na santificação de Deus. (II Co 7.1). Na história da Bíblia sagrada percebe-se que Deus se entretém conosco o tempo todo e pelos acontecimentos e sequência de fatos e eventos históricos que a humanidade viveu até os dias de hoje sinto-me impulsionado a dizer-te neste blog que Deus nos convida a ter verdadeira intimidade com ele e o “segredo do Senhor é para os que o teme. Ele lhes fará saber o seu concerto” (Sl 25.14). Como você está edificando o seu templo?
Eu tenho uma palavra para você que vai mudar a maneira pela qual você anda edificando o seu templo. Uma palavra que vai manifestar a cura interior na sua vida para que você possa ter a mente de Cristo e esteja espiritualmente sadio. Creia, Cristo é o fundamento da igreja e Ele nos convida a olharmos para o templo que somos nós. Ou seja, somos igreja, somos amigos e não podemos olhar para traz, mas sim para o projeto arquitetônico do universo olhando para dentro de nós mesmos. Olhe para si mesmo, agora, e diga com sinceridade. O que você esta enxergando? Hum! Difícil né? Escute!
Na igreja de Corinto havia legalistas, hipócritas e na época da aparição de Jesus na terra em Jerusalém havia homens de negócio, cambistas, mercenários, discípulos que independente das suas condições físicas, sociais e espirituais viram os sinais e as maravilhas do Messias. Estes mesmos sinais estão se manifestando nos dias atuais com a finalidade de curar pessoas, igrejas, templos feitos por mãos de homens e os verdadeiros “Templos de Deus”, ou seja, a história é um roteiro de cura, de ousadia, de conquista, de purificação, de unção e de salvação. Eu não sei como esta a sua vida neste momento, quem és e o que você crê, mas , sei em quem tenho crido e Ele é poderoso para te curar, salvar, transformar e restaurar. Saiba que o homem natural não consegue entender estas coisas que eu escrevo e você lê. Mas, o homem espiritual discerne as coisas do espírito. Então seja um destes homens e pense comigo, hoje a igreja nos convida a olharmos para o “Templo de Deus” que existe dentro de nós. O Apóstolo Paulo afirmou que somos colaboradores de Deus dizendo: “Vós sois lavoura de Deus, vós sois construção de Deus”. Assim sendo, esta palavra aponta para nós o caminho que Deus quer que andemos, pois se somos chamados por Deus para sermos colaboradores, isto significa que podemos colaborar, laborar, trabalhar e a ceara é grande. Se sou chamado para trabalhar junto com Deus sem acepção nenhuma, a relação de liberdade e intimidade já foi criado e o processo de cura interior vai se adequando a história de vida de cada um de nós, pois, se você é um trabalhador de habilidades especificas e pode dar 100% do seu talento humano para Deus, com certeza Ele nos dará 100% da sua graça, do seu amor, da sua cura, da sua unção, do seu poder, da sua sabedoria, da sua criatividade.
Não estou apresentando para você uma porção mágica que vai resolver seus problemas, não estou dizendo que você vai ler esta mensagem e vai ali ou acolá para ser orado e vai receber a cura das suas doenças, de seus problemas, das suas enfermidades, do seu câncer, ou da sua situação financeira. Esta posição é inadequada para ser seguida, pois, não existe orador, pregador, pastor, guru que vá resolver seus problemas com mágica. Eu sei que muitos que vivem dentro e fora das igrejas vivenciam isto, mas a cura que estou falando para você através desta mensagem acontece de forma duradoura e não é feita de uma hora para a outra, nós fomos chamados para colaborar com Deus e Deus é tão grandioso e maravilhoso que na sua infinita graça quer contar comigo e contigo para edificar o templo e uma edificação não se faz da noite para o dia. “Vós sois lavouras de Deus” Sabes tu o que significa isto? – Vou te dizer: plantação, cultivo e isso é motivo de alegria porque para mim aqui está um dos grandes segredos da cura interior e da teologia da libertação. Exaurindo os meandros mais complexos da Bíblia Sagrada também posso te dizer que nós homens conhecemos a Justiça unilateral, aquela que só serve para nós e não para o outro, mas Deus age de forma diferenciada e trabalha junto conosco. A Bíblia Sagrada, em João, capitulo 15 diz: “Meu pai é o lavrador”, ou seja agricultor. Deus, o todo poderoso, se apresenta como Lavrador, dando-nos uma dimensão enorme do que é ser justo e não desigual. Quando Jesus Cristo apresenta o Pai como lavrador Ele nos dá essa dimensão de trabalho, de cultivo, de deixar a semente de Deus Germinar, crescer, florescer renovando o ensinamento onde um ara a terra, outro Planta, um cultiva e o outro rega e assim se edifica uma fazenda, uma plantação, uma família, uma casa, um vida cristã e espiritual. Olhando estes versículos da Bíblia Sagrada tenho a idéia de que tudo aquilo que pedimos a Deus, Ele já nos deu. Pois, sendo Ele o agricultor tem ciência de que para colher bons frutos são necessários plantar boas sementes. Onde quero chegar com esta história que parece mais cientifica que religiosa? Quero te dizer que tudo aquilo que pedimos a Deus, Ele nos dará em forma de sementes, sem agrotóxicos, orgânicas e espirituais. Cabe a mim e a você frutificar a semente que não pode cair na terra e morrer. Não precisamos ser formado em Agronomia, Engenharia Florestal para saber que uma semente só germina em terra boa, mas há casos em que a semente cai em terra não muito boa e a semente apodrece, não dá fruto, morre, perde a casca e depois de todo este processo ela ainda germina, ou seja, ao cair em uma terra não muito boa a semente se auto destrói, diminui o tamanho e podemos fazer até uma alusão ao que João Batista fala nas Sagradas Escrituras: “É preciso que eu diminua e que Jesus Cristo cresça”. Amigo, Jesus Cristo é a semente, Ele não é feito por mãos de homens e nem tão pouco em laboratórios. Ele, é fruto do Espírito de Deus o Agricultor, o Lavrador, o Pai da Genética, da Agronomia, da Engenharia Florestal e de todas as outras ciências. Perceba que ao exaurir a Bíblia percebe-se que Jesus certa ocasião pegou o pão e vinho para ensinar um costume ao povo e Ele falava do pão e dizia ser o “Pão da Vida que Desceu do céu”, caiu na terra à semente. Escute!
O pão para virar pão precisa ser trigo, mas um grão de trigo da para fazer pão? Não!
Uma Espiga faz pão? Não!
Para fazer pão é preciso de muitas espigas e o trigo precisa ser moído, triturado, até que Ele perca a casca. Na roça se faz muito isto com o Pilão, soca-se o trigo até ele perder a casca e muitas das vezes a casca está grudada, mas ela desgruda e quando isto acontece aparece o Néctar. Ou seja, aquilo que esta lá dentro da espiga é como se fosse o coração do ser humano que muitas das vezes precisa perder a casca. Entenda, se para fazer o pão é preciso que as espigas fiquem sem suas cascas e o processo natural de extrair este material é triturando, moendo, socando, para que o interior da espiga seja descoberto e passe a dar liga sem a casca, também as comunidades religiosas devem ser formadas com gente sem casca, sem máscara, sem capa ao ponto de se extrair o Néctar espiritual. A liga. Pois tudo aquilo que esta ligado na terra estará ligado no céu. Jesus Cristo não conseguiu formar uma comunidade com os Fariseus, porque eles eram cheios de cascas, máscaras, hipocrisias, fingimentos. Os Fariseus queriam proteger muito que estava por fora, viviam de aparências e em minha opinião quem se preocupa só com a aparência não tem nada de bom por dentro. Amigo, é preciso perder a casca, perca a sua, estou triturando e moendo a minha há anos. Passei anos da minha vida buscando coisas para satisfazer meu ego, minhas vontades, meus sonhos, meus interesses, vi pessoas dizendo que era preciso ter isso, aquilo e outro, pessoas que buscavam na fornicação a satisfação pessoal, carnal, vi pessoas que drogavam em busca de algo legal, vi pessoas fazendo tatuagens para mostrar poder e satisfação ou alegria em poder fazer algo que a colocasse em evidência em um grupo social, quantos que vivem pensando no que comer, beber e vestir e por dentro estão vazias. Cheguei à conclusão exaurindo as Sagradas Escrituras que quem tem muita coisa por dentro não precisa de nada por fora. Descobri isto quando fiz a mim mesmo a pergunta que não quer calar. Será que estou edificando a minha vida de maneira adequada diante de Deus? Será que estou fazendo a minha parte do trabalho? Será que estou disposto a fazer a minha parte sem exceções? Não foi fácil, trabalhar é difícil e para ser curado não pude ficar com as mãos estendidas chorando , olhando para os céus e pedindo cura papai. Percebi que oração assim Deus tapa os ouvidos e para finalizar quero te dizer que Deus até gosta que você seja uma pessoa de oração, mas é preciso colaborar mais, cooperar para que a edificação do “Templo de Deus” seja feita com saúde, com vigor, com força, com amor, com paz e alegria, pois lavoura plantada precisa encontrar uma terra boa. A Bíblia Sagrada em Mateus capitulo 13 diz: “Esta terra é o teu coração” não adianta esta dentro de uma instituição religiosa e com o coração cheio de mágoas, espinhos, pedras, inveja, angústia, dor. Se seu coração esta assim, a semente não pode encontrar força para germinar-Tudo que a semente precisa ser já está escondido dentro dela, mas ela tem que germinar. E aí, você é terra boa? Imagine uma árvore de cem metros de altura e olhe para ela, perceba que as suas sementes são pequeninas. Imagine-se você como espiga dentro de um pilão, sendo socado, triturado, moído, perdendo a casca. Olhe às vezes precisamos perder o ego, disseminar as rixas, as brigas dentro da família, na igreja e aprender que as vezes o socador do pilão é a língua do vizinho, da mãe, do pai, do filho, do amigo, da irmã, do tio, da tia, do pastor, do guru, da esposa, do esposo, do patrão, do empregado. Quem é que está socando o pilão da sua vida? Você se sente como uma espiga extraindo a casca, sua casca já caiu? Dê um brado de vitória, ta doendo? Sabe por que você está triste? Porque você está perdendo a casca e dói mesmo, pois perder a casca para muitos é sinal de perder a honra, a credibilidade, é ser maltratado. Mas, não tem outro jeito se queremos ser “Templo de Deus” é preciso passar por este processo. A cura.
Escute! Não é o assa peixe que mata o pasto verdejante-O que mata o pasto é a preguiça de quem trabalha com a terra. Se cada um responsável pelo seu trabalho na hora de arar a terra arrancar o assa peixe com raiz e tudo a terra fica boa para o plantio. Amém

Márcio ramalho.

0 comentários:

Postar um comentário