“Ameaça de Bênçãos” Ez.17:1-24.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O tema desta mensagem poderá ser classificado por algumas pessoas como alegórico, metafórico. Mas a Bíblia nos revela neste texto, que há fatos, condições, circunstâncias, acontecimentos que não são verdades relativas e sim verdades absolutas, reais e complexas. Vivemos, muitas das vezes, em territórios fomentados pelo desejo ardente de obter prosperidade, onde recebemos “Ameaças de Bênçãos” e somos inspirados a obter coragem e saímos em busca de algo, elementos culturais, religiosos, institucionais, políticos, econômicos para substituir e vivermos melhores condições de vida. Neste exato momento existe uma multidão de pessoas dentro e fora das chamadas igrejas evangélicas precisando saber que desde o Egito, os povos buscam um ponto mais alto na sociedade. Seja ela qual for. Escute!
A terra sempre foi um território de negociantes Egípcios, Judeus, Caldeus, Babilônicos, Reis, especuladores, investidores. Aproveitadores sempre regiam seus interesses em busca de prosperidade e com este fato sempre alguém se privava de liderança, de conforto, de prestigio sócio-econômico, de paz, de alegria, de prosperidade e melhores condições de vida, pois desde os primórdios, quando um ganha o outro perde. Sempre existiram planos mirabolantes para nos atingir, existem pessoas que desejam a nossa benção. Hum, como existe planos maquiavélicos para destruir as nossas riquezas, sempre existiram momentos que nós nos sentimos cercados, rodeados por inimigos que se levantam para declarar guerra provocando verdadeiras substituições em nossas vidas. Existem fusões, uniões, alianças políticas, familiares, econômicas, institucionais, religiosas que são feitas simplesmente para destruir vidas, ministérios, famílias, sonhos, objetivos, chamadas e por esta guerra espiritual existir em esferas diversificadas em nossas vidas é que acontecem as trincheiras, os calabouços, as trevas, a escuridão que muitas das vezes violam sentimentos, sonhos, projetos e nos faz parecer fugitivos, devedores, derrotados, desprezados, envergonhados. Enfim, ventos contrários que agitam nossas vidas ameaçam! A Bíblia diz que o vento Oriental queimava as plantações. Com certeza, você jovem, você senhor e senhora cristãos, crente, ministro, profeta, levita, pastores, economistas, estadistas, médicos, secretárias, enfim todos possuem uma área de sua vida que o vento Oriental atingiu, queimando e trazendo dor, descontentamento, desolação, destruição, vergonha, depressão e angústia. Quem já não viveu momento assim? Neste texto que escolhemos para desenvolver esta mensagem, a Bíblia Sagrada nos ensina que agricultores, homens de negócios, negociantes, empresários de grande e pequeno porte foram atingidos pelo vento Oriental e por inimigos, concorrentes, adversários invejosos que ameaçavam suas plantações, seus sonhos, suas famílias, suas propriedades, seus patrimônios e a prosperidade. Hei! Há um alguém na multidão com esse sentimento contra você? O vento soprou lá na sua casa? Na sua empresa? No seu trabalho? Na sua família? Na sua igreja? Na sua instituição religiosa? Há uma guerra na empresa onde você trabalha? Há uma guerra sócio-econômica contra você? Como anda sua economia? Como vão suas finanças? Sua saúde? Como está seu patrimônio? Seu lar? Sua vida social? Sua vida sentimental? Sua vida cristã? Onde está o contentamento? Há quanto tempo você não sabe o que é sorrir? Porque choras? Escute!
Conheço pessoas que vivem dentro e fora das igrejas, instituições religiosas, comunidades, grupos, tribos que são como águias, videiras, baluartes, vitoriosos, mas também, conheço pessoas que vivem em trincheiras, cercadas, angustiadas, perseguidas, pessoas que vivem uma verdadeira sucessão de ataques governamentais, espirituais, políticos, econômicos e etc. Creia que neste texto bíblico iremos encontrar a pessoa de Nabucodonozor, lá da Caldéia (Babilônia), que era uma pessoa má, que buscava o capital do outro, ele buscava destruir o outro e tinha 03(três) planos para destruir Jerusalém. Ele era invejoso, impetuoso, avarento, desleal, estrategista, comparado a uma águia. Eu particularmente corro das pessoas que dizem possuir visão como se fosse à de uma águia, prefiro aquelas pessoas que dizem possuir a visão de Deus, pois o amor de Deus, as promessas, as palavras, o consolo, o poder, o imediatismo de Deus pode ser uma bênção para mim. A “Ameaça de Bênçãos” só recebe quem tem visão de águia, quem viola os desígnios de Deus. Amigo, não voe nas asas de uma águia, obedeça a Deus e evite que as promessas, o consolo e o amor de Deus tornem-se destruição eterna para ti. Não viole, não enxergue como águia, não caia, não esmoreça, não jogue a mão no arado e olhe para traz, não fomente uma rebelião, não proceda de maneira enganadora com o próximo, não faça pactos, alianças, juramentos com rompedores de aliança com Deus, tenha o cuidado com o perjúrio, com o cativeiro, com a morte, com a guerra, não seja como Israel, que foi humilhado, não confie no homem natural. Verifique o que está escrito em Isaias 59.18. Viva falando de confiança, recompensa e controle divino. Creia que Deus não é o assistente administrativo, Ele é o “Gestor”, Ele é o “Capital Inicial”, Ele é a “Força”, Ele não é um território, Ele é uma “Nação”, Ele é soberano, possui suas regras, normas e em uma sequência de fatos e eventos exaltará Israel que outrora foi humilhado. Teologicamente a Bíblia neste texto é comparada a uma árvore, a videira, a palavra, a verdade e creia que há um tempo determinado para todas as coisas e no intervalo de tempo entre a promessa e o cumprimento da promessa Deus cuida de ti, de mim, de todos aqueles que crêem. Não se preocupe com a crise, com o mal-estar sócio-econômico, com suas dívidas, com a situação política do seu Município, do seu Estado ou da sua Nação, não se sinta envergonhado, pois o tempo de agora é de Deus e a palavra nos revela que Deus já tomou posse deste tempo e como dizia Cazuza o “Tempo não para”. Não para não, a pena do pecado, a responsabilidade pessoal, a opressão, o castigo, a injustiça, as penhoras, a esmola, a probidade, a vida, a usura, o alívio já está nas mãos de Deus e Ele está pelejando, guerreando para transformar, modificar, substituir e exaltar este momento em um renovo para os que crêem. Nabucodonosor era fraco. Gloriava-se de si mesmo, não aceitava condições, era louco, mas Deus levantou o Profeta para dizer em alta vos que: “Cortaria o renovo mais tenro, e o plantaria sobre um monte alto e sublime”. Hum, que alívio, que benevolência, que benção, que justiça aos que proclamam o provérbio milenar: “Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos é que se embotaram, mas o Senhor abateu a árvore alta, elevou a baixa, secou a árvore verde e reverdeceu a seca, Ele o disse e faz”. Que alivio!!!!!!!
Amigo leitor, irmão em Cristo, obreiro, Igreja, ouvinte, simpatizante, creia que o que era teu era de sua natureza qual videira plantada junto às águas, frutificou, deu ramos, tinha vara forte para cetros dominadores, cresceu e foi vista na sua altura, mas foi arrancada com furor e lançado na terra e o vento Oriental queimou, secou os frutos, quebraram-se e secaram-se as fortes varas de apoio e agora está plantada no deserto, numa terra seca e sedenta, onde os cetros fortes e dominadores já não existem mais e o que se vê é pura lamentação, por este motivo é que o povo chora. É chegada a hora de levantar os nossos olhos, adorar, arrepender-se, não se apegue a aparente benção a “Ameaça de Benção” não é para ti, largue as obras da carne, largue as obras insuficientes, a apostasia, a iniquidade, abandonai o pecado, a murmuração, a equidade, as lamentações, o orgulho, apele para a justiça de Deus, Ele é a lógica, Ele é a estatística, Ele é a cota, Ele é o alvo, Ele é o índice, o raciocínio, a riqueza, a promessa, a cura, a solução, a salvação em Cristo, a resposta, o fundamento.
Você anda buscando respostas?
Você anda buscando a paz?
Buscando alegria?
Buscando contentamento?
Buscando soluções?
Deus responde a você com uma só palavra neste momento. Sujeitai-vos!
É, a supremacia da sujeição é ser abençoado e se assim o fizeres, serão todos os ouvintes desta palavra abundantemente abençoados com a exuberância da terra (Gênesis 27.28). Com fartura de trigo e mosto. Amém, Deus faz!
Sabe, há duas ou mais forças entre os homens, entre os povos, as sociedades, as instituições religiosos e as economias, sempre houve esquerda e direita, neutros e agora existem os centristas, ou seja, sempre houve o opositor, isto acontece até mesmo na formação dos átomos. Há na atmosfera elementos que são de vital importância na vida do homem e são eles: “o gás carbônico, o oxigênio, o nitrogênio, a água, a luz”. Elementos estes que usados de forma inadequada, mata e destrói a vida do homem na Terra. Amigo, quais são os elementos que estão destruindo a sua vida? Relacione! Agora! Pense neles!
A palavra de Deus diz que até o cheiro da natureza abençoa o homem. Gn.27.27. Será que aquele perfume que você comprou te endividou? Quais os elementos? Enquanto você vai pensando eu vou escrevendo e vou te ensinando que existem elementos da criação Divina que estão a sua disposição neste momento. A Bíblia diz que já temos domínio sobre os seres viventes no céu, mar e na terra. E disse Deus: “DOMINE”!

O que você está esperando para exercer este domínio?
Qual é o embaraço?
Hoje em dia, você não precisa ler muito e nem ouvir músicas gospel o tempo todo, só para espiritualizar tudo, pois até as músicas mundanas falam das coisas que você precisa fazer, veja o que diz certa música que indiretamente fala para você o que estou falando diretamente. A música fala: “Hei irmão, vamos seguir com fé, tudo que ensinou o homem de Nazaré”. Deus cria até mecanismos culturais para fazer você entender que às vezes não tomamos posse da nossa benção por falta de posicionamento, coragem e etc. Tem gente porta fora das igrejas cantando, dizendo que olha pro céu e vê uma nuvem branca que vai passando, tem gente dizendo: “Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui”. Cara onde você está? Acorde! Você precisa conhecer os elementos que renovarão as suas forças neste momento de angústia. Você precisa conhecer elementos divinos como: O fogo, A água, O vento!
Fogo: para queimar as impurezas e batizar com línguas de fogo como as de anjo.
Água: Para renovar, batizar e pactuar.
Vento: Para soprar e encher o teu coração de espírito consolador, restaurador, purificador. Escute!
Para que isto aconteça é preciso aceitar esta palavra, renunciar o mundo e seus prazeres, confessar seus pecados a Deus, aceitar a Cristo como salvador e andar dignamente na vocação a qual foste chamado. E aí? O inimigo da sua alma é como o Nabucodonosor da Caldéia (Babilônia), ele tem três planos para destruir você. Matar, roubar e destruir. Movimente-se, pense, corra, levante, cante, adore e exalte ao Senhor dos Exércitos. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário