segunda-feira, 13 de agosto de 2012



O Ser Humano criado a imagem e semelhança de Deus

O homem. Quem ele é?

As expressões imagem e semelhança que aparecem em Gênesis 1.26,27:5.1:9.6 possuem o mesmo sentido e o seu significado é que o homem tem a semelhança com Deus, isto não se trata de uma semelhança natural e uma imagem sobrenatural. O homem como imagem de Deus representa Deus entre as demais criaturas e a sua semelhança com Deus é relacionada à imortalidade, mas esta dádiva o homem perdeu quando caiu e perdeu a retidão original em que fora criado. Daí então o salmista e mais uma multidão de pessoas estão questionando: “Quem é o homem?”.

Uma multidão de pessoas está lendo estes versículos bíblicos e se questionando sobre a origem do homem. Exaurindo os meandros mais complexos deste tema verificamos que a palavra imagem vem do hebraico “sélem” que significa réplica, uma imagem ou forma e do grego ‘eikõn’, e a palavra semelhança vem do hebraico ‘ demüt ’ que significa semelhança. O sentido da palavra semelhança é amplo e podemos dizer que a semelhança é análoga, que imita, traz aparência na ordem física e moral, mas isso não significa que a semelhança é igual ao objeto original a que se assemelha. Esta restrição análoga não é levantada pelo Criador, mas por um outro lado a atitude do ser criado, em razão da liberdade de pensar e de agir que recebeu do Criador, o famoso livre arbítrio com que Deus dotou o homem para que ele pudesse fazer suas escolhas livremente, e não como autômato, fez com que a semelhança perdesse o brilho e se transformasse em imagem moralmente manchada, prejudicada pela ausência da inocência e da santidade que deveria possuir. A perda da retidão original, a famosa queda, causou uma catástrofe, contudo, o homem, por dádiva divina, continuou exibindo-se como imagem de Deus, pois existe uma promessa que um dia Deus restaurará o homem e o levará ao estado de santidade e de glória em que fora criado.

A Bíblia Sagrada nos revela que a lei mosaica é apenas a sombra, e não a imagem das coisas vindouras. Assim sendo, imediatamente criamos a linha de pensamento onde o primeiro homem criado por Deus foi feito do pó da terra e por isso é terrestre e não celeste, como o segundo Adão, Jesus Cristo (1Co 15.47). Assim, o cristão é predestinado para se tornar semelhante á imagem do Filho de Deus (Rm 8.29), para que possamos alcançar uma perfeita semelhança com o Cristo glorificado.

Nós cristãos somos segundo a carne a imagem do Adão terrestre e seremos transformados inteiramente para alcançarmos o estado do segundo Adão, que é a imagem perfeita de Deus, se realizarmos em nossa alma e corpo a restauração adequada pela fé e pela razão. A imagem que representa Deus aqui na terra é a pessoa de Cristo, por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para morrer na cruz por nossos pecados. Assim sendo, vamos ter um relacionamento físico e funcional com Deus a fim de que nos salvemos da anonímia e massificação, da desorientação, da alienação e opressão, da utopia e do inferno.

Pastor Marcio Ramalho

0 comentários:

Postar um comentário